Quem somos

O Complexo Professor Severino Lopes foi fundado, pelo professor e médico psiquiatra, Severino Lopes, em 02 de junho de 1956, com a denominação original de Casa de Saúde de Natal, sendo pioneiro, no Rio Grande do Norte, no tratamento psiquiátrico especializado. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Professor Heitor Carrilho. 

Inicialmente a instituição constituía-se num Hospital especializado em psiquiatria, com internação em tempo integral, urgência psiquiátrica e consultas eletivas de psiquiatria e psicologia.

Em 2022, além dos atendimentos de psiquiatria, transformou-se num complexo hospitalar com a inauguração da Unidade de Clínica Médica João Cecílio da Costa, em parceria, com a Prefeitura do Natal atendendo ao cidadão Natalense 100% SUS. 

Ainda em 2022, inaugurou o ambulatório em Saúde Mental Ministro Ricardo Barros, voltado também para o atendimento do Sistema Único de saúde, suprindo uma demanda de consultas em psiquiatria e psicologia do município de Natal.

Sempre se caracterizou por ser um centro de formação e pesquisa. Assim também em 2002, inaugurou o Instituto Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria(IPQ-RN) que tem se caracterizado pelo fomento ao conhecimento científico na área da saúde mental. O IPQ-RN abriu 3 vagas para médicos residentes em psiquiatria, contribuindo com a formação de novos psiquiatras no nordeste brasileiro, numa área carente de psiquiatras para o atendimento a população.

Na área de psiquiatria tem como prática um modelo de atendimento científico humanístico e integrador, enfocando o indivíduo como um ser biopsicosocial. Visa o diagnóstico, o tratamento e a recuperação dos portadores de transtornos mentais, no sentido de obter a sua reestruturação psíquica e a sua reintegração sociofamiliar, referenciando-os sobre a necessidade da continuidade e adesão aos demais serviços em saúde  mental que dão suporte ao tratamento extra-hospitalar. 

Possui um equipe interdisciplinar qualificada composta por psiquiatras, profissionais de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, biólogo e musicoterapeuta.